sexta-feira, 7 de junho de 2013

Justificados Pela Sua Graça!


Justificados pela Sua graça.

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” – Romanos 3:23-24.

Toda a humanidade vem a existência na mesma condição. Estão todos numa condição na qual não tem como ser liberto por si só. Esforço, dedicação, moral, comportamento, regras, leis e etc. não são contados como meio para alcançar a libertação do pecado.

Uma pessoa pode praticar boas obras, doar os seus pertences, viver uma vida religiosa ou pautar a sua vida em uma corrente filosófica que não vai conseguir livrar-se da condição de pecador.
Somente pela Palavra de Deus o homem pode ser liberto da escravidão do pecado. A Palavra de Deus nos faz entender muitas coisas acerca de nós mesmos, a nossa condição e como nos libertar do pecado.
O que a Palavra de Deus nos faz entender?
1. A nossa Condição de Pecadores – Romanos 3:23a. “Porque todos pecaram...” – Romanos 3:23a.
A Palavra de Deus nos traz entendimentos que só podem ser conhecidos pela misericórdia de Deus que desejou na Sua bondade nos declarar. É preciso entender que nós somos pecadores. Não é porque nós pecamos que somos pecadores; somos pecadores e por isso pecamos! Portanto, não é uma situação circunstancial, é uma condição.
É importante entender isso porque se não entendermos que todos pecaram e nos encontramos nessa condição corremos o perigo de achar que boas obras resolvem passando ser o pecado apenas uma circunstância momentânea.
O Senhor Deus nos vê em condição de pecadores. Em Salmo 51:5 o rei Davi declara: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”. Davi declara que recebe de herança o pecado, reconhece que sua condição é de pecador. É muito diferente do que muitos dizem a respeito desse versículo declarando que o ato conjugal consiste em pecado como apenas uma situação circunstancial. O ato conjugal dentro do casamento é uma bênção de Deus.  Em Salmo 127:3 diz: “Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão”.
A Palavra de Deus diz que estamos na condição de pecadores quando ela declara “Porque todos pecaram...” – Romanos 3:23a. A Palavra de Deus não exclui ninguém. Seja você pobre ou rico, autoridade ou não, isso não importa a Palavra de Deus nos coloca em pé de igualdade “Todos pecaram”.
O que a Palavra de Deus nos faz entender?
2. A nossa Consciência da Separação – Romanos 3:23b. “destituídos estão da glória de Deus.” – Romanos 3:23b.
É através da Palavra de Deus que chegamos ao conhecimento da condição de pecadores. Uma vez tendo conhecimento ocorre a consciência que o pecado faz com que sejamos separados de Deus. Segundo o dicionário “destituído” significa estar “privado”.
Agora obtemos mais uma informação importante. Além de termos a condição pecadores estamos privados da glória de Deus. A Palavra de Deus nos dá consciência que estamos privados ou separados da glória de Deus.
Ser bom ou mau nessa sociedade corrompida pelo pecado não muda a condição de pecadores. As melhores escolhas na sociedade, ser bom, seguir as leis, ser educado apenas fazem que tenhamos melhores relacionamentos na sociedade, mas não podem mudar a condição de pecadores privados da glória de Deus. 
O que a Palavra de Deus nos faz entender?
3. A nossa Comunhão através da Reconciliação – Romanos 3:24. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” – Romanos 3:24.
Por intermédio da Palavra de Deus a humanidade é informada que há uma única maneira do homem escapar de tal condição.
É preciso ser justificado por Jesus Cristo crendo n’Ele. O que significa isso? A Palavra de Deus nos ensina que ao crer que Jesus veio a este mundo morrer na cruz do calvário por nós, pecadores, pagando o preço do pecado e ressuscitando dos mortos, alcança a redenção, a salvação crendo n’Ele e na Sua Obra.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” Romanos 6:23.
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” Romanos 5:8.
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido” Romanos 10:9-11.
O que crê em Jesus e na sua obra não é absolvido, é justificado porque Jesus pagou o preço do pecado. Nós somos culpados por isso não somos absolvidos. A pessoa absolvida se exime da culpa. Uma vez nós sendo culpados Jesus de forma voluntária assumiu o preço a ser pago por nós pecadores a fim de que por Ele sejamos justificados, ou seja, Ele pagou o preço por todo aquele que n’Ele crê.
É bem verdade que a Obra de Jesus atinge toda a humanidade, mas só terá efeito nas pessoas que por escolha crerem em Jesus.
Conclusão.
Portanto a Palavra de Deus nos dá conhecimento que a liberdade só vem por Jesus Cristo.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário