domingo, 9 de junho de 2013

Ser Cristão!


Ser Cristão!

“Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” – Romanos 6:17.
O verdadeiro Cristão é aquele que obedece de coração a forma de doutrina proveniente do Evangelho de Cristo ocorrendo mudança de mente e coração.

São inúmeras as pessoas ou grupos que se intitulam cristãs. Mas será que todos os religiosos ou religiões que professam a Cristo são verdadeiramente Cristãos? Não são todos que professam ser cristãos que realmente o são porque não aceitam e não entendem a doutrina que decorre do Evangelho de Cristo.
O verdadeiro Cristão é aquele que aceita o modelo de doutrina de Cristo, preocupa-se com a conservação das sãs doutrinas. “Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus” – 2ª Timóteo 1:13.
Para ser verdadeiramente Cristão não basta seguir dogmas, acreditar na existência de Deus, não basta reconhecer Jesus como o homem mais sábio e melhor dos homens, um profeta enviado, etc.
O verdadeiro Cristão é aquele que crê em Cristo conforme as Escrituras. Essas são Palavras de Jesus: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” – João 7:38.
Porque isso faz a diferença? Porque as Escrituras Sagradas faz concepções diferentes do mundo.
1. Difere quanto ao julgamento da humanidade. “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” – João 3:18.
As religiões e religiosos deste mundo acreditam que o julgamento da humanidade ocorrerá no futuro.
O Evangelho de Cristo nos dá o fato que a humanidade foi julgada no passado onde todos pecaram, somos todos condenados em Adão ao herdarmos o pecado. Observe os versículos abaixo:
A desobediência ao mando de Deus, o pecado original: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás – Gênesis 2:17.
A herança do pecado para toda a humanidade: Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida” – Romanos 5:18.
Todos estão condenados: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” – Romanos 6:23.
O verdadeiro Cristão é aquele que crê em Cristo conforme as Escrituras. Essas são Palavras de Jesus: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” – João 7:38.
Porque isso faz a diferença? Porque as Escrituras Sagradas faz concepções diferentes do mundo.
2. Difere quanto a Justiça de Deus. “E, naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” – Lucas 13:1-5.
As religiões tentam mudar a conduta de seus adeptos estimulando as boas práticas como sendo o meio de alcançar a salvação e o céu. As Escrituras declaram: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” – Efésios 2:8-9.
As religiões declaram que aquele que tem uma vida de pesar é um derrotado, coloca o pecado como circunstancial. O Senhor Jesus declara que não há distinção e que se não se arrependerem de igual modo perecerão. Não é porque nós pecamos que somos pecadores; somos pecadores, por isso pecamos! Portanto, não é uma situação circunstancial é uma condição.
O Evangelho de Cristo declara “se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” É preciso arrepender-se.
Todos os homens nasceram sob a condenação do pecado. Sendo assim, não importa a culpa, o dolo ou a conduta dos homens porque ao nascerem já estão sob a condenação do pecado.
Davi declarou de si mesmo: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe” – Salmo 51:5. Davi sabia que havia herdado o pecado como herança de Adão. Sua mãe era pecadora e ele também é pecador. Ele se arrependeu e declara ainda: “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares” – Salmo 51:2-4. Davi confessa seu pecado, reconhece que o pecado ofende a Deus e se arrepende.
Portanto, Deus exige que haja reconhecimento de que é pecador e consequentemente, o arrependimento.
 O verdadeiro Cristão é aquele que crê em Cristo conforme as Escrituras. Essas são Palavras de Jesus: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” – João 7:38.
Porque isso faz a diferença? Porque as Escrituras Sagradas faz concepções diferentes do mundo.
3. Difere quanto a Salvação. “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido” – Romanos 10:9-11.
As religiões e os religiosos declaram que a salvação é através da boa moral e comportamento do homem sendo esse tal considerado justo ou injusto. São regras para que seus adeptos vivam uma vida virtuosa de boas obras e conduta ficando a salvação ligada a uma escolha moral.
O Evangelho de Cristo declara que a Salvação é uma decisão de crer em Cristo, ou seja, um reconhecimento real e verdadeiro que é pecador, arrependimento sincero e crer que Cristo morreu na cruz por nossos pecados nos justificando com seu sangue na cruz e que ressuscitou e vivo está.  Veja bem que as Escrituras em relação a Salvação não faz qualquer referência à conduta e a moral dos homens. O Senhor Jesus nos justifica pagando o preço exigido por Deus. Por isso somos justificados e não absolvidos porque somos culpados.
Conclusão.
Ser Cristão é aceitar a Cristo e as Boas Novas do Evangelho de Cristo que faz mudanças internas (mente e coração) e que naturalmente é se expressa no externo, na vida Cristã diária dando testemunho da nova vida em Cristo.
“Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo” – 1ª Coríntios 15:1-8.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário