quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O Verdadeiro Natal!

 O Verdadeiro Natal!

“E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo. Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança, E do juramento que jurou a Abraão nosso pai, De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.” – Lucas 1:67-79.
As pessoas vivem infelizes, insatisfeitas e sentem um grande vazio porque vivem para si mesmas. Elas não encontram satisfação em nada que fazem.
Neste tempo comemorado mundialmente como Natal, observamos as pessoas se apegarem a uma esperança que diz o ditado popular: a esperança é a última que morre”. Não quero desanimá-los, mas é exatamente como diz, a esperança deste mundo ainda que seja a última, ela morre.
 Neste tempo da vida fazem muitas coisas, presenteiam umas as outras e esperam que o próximo ano seja melhor e depositam a esperança nisso até que comece o novo ano e vejam que os problemas são os mesmos.
Algumas pessoas depositam a sua esperança nos milhões da loteria e logo se frustram e ainda que os milhões viessem não os satisfariam, aquele vazio no peito não seria preenchido.
A real esperança não vem deste mundo, ela provém do próprio Deus. É uma esperança que não pode ser malograda.
“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa” – 1ª Timóteo 1:1
“E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança” – 2ª Tessalonicenses 2:16.
“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu” – Hebreus 10:23.
Zacarias cheio do Espírito Santo declamou em cântico de alegria o que é verdadeiramente o Natal.
O que verdadeiramente é o Natal Cristão?
1.     É o anuncio de uma poderosa Salvação – “Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, E nos levantou uma Salvação poderosa Na casa de Davi seu servo” – Lucas 1:68-69.
O verdadeiro Natal foi preparado pelo próprio Deus, foi anunciado primeiramente aos judeus, o anuncio de uma poderosa Salvação.
Deus anunciou o Natal pela boca dos santos profetas desde o princípio do mundo. Sabe meus amados, isso mostra o quanto Deus nos ama e como deseja que as pessoas venham ao Seu conhecimento e Salvação. “Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo” – Lucas 1:70.
É o anuncio de uma poderosa Salvação para nos livrar dos nossos inimigos, primeiro o pecado e segundo as obras do diabo. O pecado escraviza o homem e Satanás e seus demônios nos odeiam e querem nos destruir, matar e roubar. “Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam” – Lucas 1:71.
O verdadeiro Natal é a manifestação da misericórdia de Deus, em não nos dar aquilo que merecemos pela nossa rebeldia, é a confirmação da aliança dada aos hebreus quando disse a Abraão que de ti farei benditas todas as nações da terra. “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti” –  Gálatas 3:8. “Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança, E do juramento que jurou a Abraão nosso pai” – Lucas 1:72-73.
O verdadeiro Natal Cristão é reconhecer que a Salvação provém de Deus na pessoa de Jesus Cristo, primeiramente crendo na sua vinda como uma pobre criança; segundo aceitando que Jesus foi maltratado pelos nossos pecados na cruz do calvário, e; terceiro foi glorificado e recebido nos céus com grande poder e glória aniquilando de uma vez por todas o pecado e as obras do diabo.
O que verdadeiramente é o Natal Cristão?
2. É o conceder de Deus em vivermos sem temor a Seu Serviço – “De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida” – Lucas 1:74-75.
O verdadeiro Natal é sermos verdadeiramente livres do poder do pecado e de uma vez por todas salvos por reconhecer a poderosa salvação de Deus na pessoa de Jesus Cristo. “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” – 2ª Coríntios 5:14-15.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação” – 2ª Coríntios 5:17-19.
Uma vez que recebemos a Cristo não vivemos mais nós, mas Cristo vive em nós. Andamos em novidade de vida, uma nova vida um verdadeiro Natal. Cristo nasceu em nós gerando uma nova vida. Somos santificados em Cristo e justificados n’Ele. “Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida” – Lucas 1:75.
João Batista como profeta do Altíssimo veio preparar o caminho anunciando ao seu povo conhecimento da Salvação e perdão do pecado. Ele dizia em sua pregação: “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados” – Lucas 3:3.
O Pai de João Batista cheio do Espírito Santo declamou em cântico de alegria: “E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou” – Lucas 1:76-78.

O próprio Senhor Jesus pregou: “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” – Mateus 4:17.
Os apóstolos de Jesus pregaram: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado” – Atos 3:19-20.
Foi concedido a nós que somos salvos, vivermos sem temor e a serviço do Senhor levando a mesma mensagem: Arrependei-vos e crede no Evangelho. Enquanto estivermos como peregrinos temos muito trabalho a fazer para o Senhor.
O que verdadeiramente é o Natal Cristão?
3.     Pela Luz do Senhor ter os nossos pés em caminhos de paz – “Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.” – Lucas 1:78-79.
Creiam amados, Deus do alto céu nos visitou, enviou seu único filho e pela sua misericórdia nos deu um caminho de luz, Jesus Cristo. Nós que somos salvos sabemos que quando ainda éramos trevas andávamos pela sombra da morte de tão perto que estávamos do inferno. Mas graças a Deus e por Seu Filho Jesus que é a luz que raiou em nossos corações.
Uma vez por todas não temos mais temor da morte porque já não tem poder sobre nós. Somos conduzidos como peregrinos nesta terra com muitas aflições e tribulações, entretanto, nada nos pode roubar a paz que temos com Deus através do seu filho Jesus Cristo.
O Senhor Jesus declarou: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” – Mateus 10:28.
O mesmo Jesus disse: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” – João 5:24.
O Apóstolo Paulo escreveu: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” – Romanos 5:1-2.
Conclusão.
O verdadeiro Natal Cristão é anunciar o nascimento de uma poderosa Salvação recebida através de Jesus Cristo. É trabalhar para que o verdadeiro Natal venha nascer nos corações perdidos a fim de que venham também para a maravilhosa luz de Jesus Cristo.
Pr. Renato 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Sem Demora Preste Atenção!

Sem demora preste atenção!


“Santifica-os na tua verdade; a tua Palavra é a verdade” – João 17:17.

“A tua Palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre” – Salmo 119:160.

Nós somos limitados, pecadores e incapazes de purificar a nós mesmos. Por isso carecemos da Salvação que somente há em Jesus Cristo, segundo as Escrituras Sagradas.

É de responsabilidade individual averiguar se os ensinos que nos são transmitidos estão em conformidade com a Bíblia que é a Palavra de Deus. Portanto, o nosso padrão é a Palavra de Deus. Temos que seguir o padrão dos bereanos os quais foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. 
“E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” – Atos 17:10-11.

A Bíblia é a única que pode transmitir ensinamentos corretos sobre Deus e seu plano para a Salvação. Devemos nos apegar diuturnamente na verdade. “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” – Josué 1:8.

Somente apegados na verdade poderemos identificar o falso e a mentira. Quando alguém quer saber se uma nota em moeda corrente é falsa ela precisa conhecer bem a verdadeira e nunca ao contrário. Portanto, pela verdade é fácil refutar a mentira.

O Senhor Jesus Cristo fez declarações que precisamos prestar atenção:
ü “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” – João 5:39.
ü “Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis” – João 5:43.

Tenho visto muitas coisas acontecerem, até mesmo pessoas atribuindo ao Espírito Santo coisas levianas que não são ações do Espírito Santo.

O Apóstolo Pedro declarou em sua carta em 2ª Pedro 2:1-3 – “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”.

O que é preciso de nossa atenção?

1.     Nosso Tempo – “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. – 2ª Timóteo 3:1-9.

Precisamos prestar atenção nas características de nosso tempo. Conforme o que está escrito em Filipenses 3:20, os salvos em Cristo são cidadãos do céu.

O que não podemos ignorar é que ainda estamos em peregrinação, vivemos no mundo que é um território hostil governado pelo deus deste século. (João 17:14-18; 2ª Coríntios 4:3-4).

Enquanto estivermos aqui viveremos tempos trabalhosos, cheios de dificuldades e perigos. Paulo fala a Timóteo que haveria de lidar nestes últimos dias com pessoas cheias de egoísmo e amor a tudo aquilo que é contra a vontade de Deus (2ª Timóteo 3:2-4), que encorajam a fazer o que é errado rejeitando a verdade. O Apóstolo Paulo alerta que até muitos pareceram espirituais, mas que na verdade levam falsidade aos fracos que não distinguem a verdade (2ª Timóteo 3:5-7).  Ele cita exemplos do passado que dão luz para os nossos dias como Janes e Jambres que eram corrompidos na mente, ímpios e reprovados por Deus e que estavam a serviços de Faraó como mágicos e enganadores (2ª Timóteo 3:8-9).

O que é preciso de nossa atenção?

2. Nossa Liderança – “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” – 2ª Timóteo 4:3-5.

Eu mesmo digo aos irmãos que se eu pronunciar algo que está fora dos ensinamentos bíblicos, que destoam da verdade bíblica que podem me abandonar e fiquem com a Bíblia que é a verdade. Devemos lembrar sempre dos que estão na liderança em oração para que guardem as qualificações bíblicas, que preguem a verdade bíblica, que continuem a oferecer a Deus um culto racional. Paulo escreve: “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” – Romanos 12:1.

Portanto, é preciso prestar atenção em quem são os que pervertem o Evangelho de Cristo. Haverá nestes últimos dias líderes que não pregam o Evangelho puro e verdadeiro, mas que atualizam o Evangelho para serem agradáveis aos seus ouvintes. Tenho observado ao redor do mundo e ouvido de atualizações em que as pessoas não se preocupam com o que é mau e com o que tem aparência do mal. Muitos tem ido a todo engano com aparência de espiritual como Cristoteca, CarnaCristo, e até lugares que adaptam o linguajar para agradar os seus ouvintes. Há aqueles que atualizam a forma de culto, que começam de forma sutil e terminam nestes últimos dias completamente longe das Escrituras Sagradas, longe do culto racional.

A Bíblia é enfática em condenar o que é falso e adverte contra:
ü Doutrinas dos homens – Colossenses 2:22;
ü Doutrinas dos fariseus – Mateus 16:12;
ü Ensinos de demônios – 1ª Timóteo 4:1-2;
ü Doutrinas que são preceitos de homens – Marcos 7:7.

Somos exortados “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” ­– Efésios 4:14.

Paulo fala a Timóteo “Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”.

O que é preciso de nossa atenção?

3.     Nosso Trabalho – “CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” – 2ª Timóteo 4:1-2.

É preciso prestar atenção ao que devemos fazer. Paulo enfatiza a importância da Sã Doutrina, que este trabalho é para Deus e não para os homens e lembra que é Deus que julgará a todos, portanto, faça o trabalho de evangelista.

Devemos pregar a Palavra de Deus e não as ideias de homens. A Palavra de Deus é suficiente para salvar (Romanos 10:16-17), para corrigir, para repreender, exortar, animar, incentivar, estimular as pessoas (2ª Timóteo 3:16-17).

O trabalho é urgente e deve insistir em todo lugar sob todas as condições. A Salvação é urgente, por isso, é preciso pregar o Evangelho a tempo próprio e oportuno, mas também em qualquer momento, lugar e situação.

Insistir é avisar da certeza do julgamento de Deus e a brevidade da salvação.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus– João 3:16-18.

Conclusão.

Timóteo apegou-se à Palavra de Deus desde menino. Permaneceu na Sã Doutrina no modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor e paciência, recebeu a exortação e advertência do tempo (dias trabalhosos), dos líderes (que pervertiam o Evangelho) e de seu trabalho (pregues a Palavra em tempo e fora de tempo, cumpre o teu ministério)

“Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o SENHOR de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” – 2ª Timóteo 3:10-15.

Pr. Renato 

Bom Conselho!

Bom Conselho!

“E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.” – 1º Crônicas 28:9.

No contexto desta porção bíblica observamos o reinado de Davi sendo passado para seu filho Salomão. Entretanto, há algumas coisas nas quais devemos prestar atenção. O Rei Davi dá algumas orientações, ou seja, bom conselho a Salomão em três aspectos:

·        De Rei para Rei – “O SENHOR te dê tão-somente prudência e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do SENHOR teu Deus” – 1º Crônicas 22:12.
·        De Pai para Filho – E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária” – 1º Crônicas 28:9.
·        De alguém que conhece a Deus profundamente para alguém que precisa conhecer a Deus profundamente – “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária – 1º Crônicas 28:9.

Davi responde a três questionamentos que surgem no coração do homem.

1 – Como buscar a Deus? “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária...” – 1º Crônicas 28:9.

O Rei Davi esclarece que devemos buscar a Deus com um coração perfeito e com uma alma voluntária.

A busca pelo Senhor implica em Arrependimento. Para tanto é preciso haver integridade e voluntariedade por parte daquele que busca ao Senhor. Implica um coração perfeito e uma alma voluntária sendo pela graça na pessoa de Cristo a expressão exata da graça divina.

Para conhecer a Deus é preciso conhecer a Jesus Cristo que disse: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – João 14:6. Está escrito: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” – 1ª Timóteo 2:5.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” – Efésios 2:8-9.

2 – Por que buscar a Deus? “... porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos... – 1º Crônicas 28:9.

Devemos buscá-lo porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos. A busca pelo Senhor é urgente e não se pode deixar para depois. Davi reconhecia a urgência de se encontrar Deus.

O ser humano não sabe o dia que a morte o visitará, mas é claro que o homem tem um prazo de validade neste mundo. Em Gênesis 6:3 diz que os dias do homem serão cento e vinte anos. No Salmo 90:10 observamos que os nossos dias foram ainda mais abreviados por Deus: “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando”.

A morte é algo certo, entretanto, devemos buscar a Deus agora e com um coração perfeito, íntegro e de alma voluntaria porque Deus sabe quem o busca e quem não o busca, Ele sabe quem o serve e quem não o serve, quem é íntegro e quem não é. A busca pelo Senhor é urgente porque aquele quem não o buscar será rejeitado para sempre sendo separado de Deus pela eternidade.

3 – Qual é o resultado de buscar ao Senhor? “... se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre” – 1º Crônicas 28:9.

Aquele que busca ao Senhor é grandemente abençoado. Davi declara que aquele que busca ao Senhor com integridade de coração, Deus que conhece todos os corações se achegará aquele que o busca. Em Isaías 55:6 diz: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

A grande bênção é que Deus está perto daqueles que o buscam com integridade e sinceridade. O Senhor Deus está sempre pronto a salvar a qualquer um que o invocar no nome de Jesus Cristo, o único e suficiente Salvador.

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” – João 3:17-18.

Conclusão

O tempo de buscar a Deus é agora e urgente. Não deixe para depois porque não sabe quanto tempo ainda lhe resta nesta vida. O tempo de decidir é agora porque no porvir será tardio. Portanto presta atenção e “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

Pr. Renato