domingo, 30 de outubro de 2011

Amor Sem Igual

Amor Sem Igual
“... E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim... E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho” – Marcos 10:46-52
Durante o ministério terreno de Jesus uma grande multidão o seguia. As pessoas buscavam ver e beneficiar-se dos feitos de Jesus, seus milagres e ensinos. Assim eram os religiosos da época de Jesus, buscavam apenas o benefício dos feitos de Jesus para esta vida e não pensavam no porvir. Outros procuravam fazer acusações a Jesus com medo de perder a posição de autoridade religiosa que ocupavam.
O Senhor Jesus está à procura dos que o buscam com sinceridade. O cego Bartimeu ao ouvir da presença de Jesus fez a declaração mais importante. “E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim” – Marcos 10:47. O cego Bartimeu reconheceu a divindade de Jesus com a declaração “filho de Davi”. Os judeus sabiam que o salvador viria da descendência da Davi. Bartimeu declarava com o coração e confessava com os lábios que Jesus é Deus e que pode salvar. Deus misericordioso.
Essa declaração incomodou os religiosos da época. As pessoas repreendiam o cego Bartimeu. Essas pessoas chamavam-no mestre com seus lábios e negavam em seus corações.
Entretanto um mendigo declarava publicamente a sua fé com os lábios e com o coração. “Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim” – Marcos 10:46-48.

O que Deus faz por um clamor sincero?
1. Deus busca “E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama” – Marcos 10:49.
O cego Bartimeu ouve Jesus de Nazaré passando, e começa a gritar com toda a força: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Bartimeu não perde a oportunidade, e grita mais alto ainda.
Jesus busca aquele que clama. Não é preciso mudar nada para se achegar a Jesus. Basta haver sinceridade no coração.
Neste texto bíblico, Bartimeu que mendigava pelo caminho clamou a Deus. Ao ouvir o seu clamor Jesus o manda chamar e de imediato Bartimeu vem ao seu encontro. “E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus” – Marcos 10:50.
 Não vemos Bartimeu dizendo que precisava trocar de roupa, tomar banho, fazer a barba, abandonar algum vício ou qualquer outra coisa. Bartimeu foi ao encontro do misericordioso Deus.
Deus nos chama assim como estamos. É Ele que nos restaura, limpa e transforma.
O que Deus faz por um clamor sincero?
2. Deus ouve “E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista” – Marcos 10:51.
Jesus amavelmente quer que Bartimeu lhe conte todo o seu problema. Jesus lhe pergunta: “Que queres que te faça?”, mesmo sabendo que Bartimeu é cego. Isto nos mostra que nós também devemos dizer nossos desejos de maneira bem concreta a Jesus. O Senhor quer que digamos a Ele exatamente o que queremos e desejamos, mesmo que Ele já saiba tudo o que se passa em nossa vida e em nosso coração, e o que esperamos dEle.
Jesus sendo Deus sabia dos anseios de Bartimeu, mas queria ouvi-lo. Deus deseja ter comunhão conosco. Jesus sabia que o problema maior de Bartimeu não era a cegueira física, mas o pecado e a necessidade de restauração espiritual.
O cego Bartimeu apresentou a Jesus o seu desejo: “Mestre, que eu tenha vista”. Deus está sempre pronto para ouvir um clamor sincero.
O que Deus faz por um clamor sincero?
3. Deus salva “E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho” – Marcos 10:52.
Jesus amavelmente para e manda chamar Bartimeu e o ouve. No clamor de Bartimeu havia sinceridade e confissão. Em 1ª João 5:10 diz: “Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu”.   
É exatamente o que Bartimeu declarava em seu clamor, que Jesus é o filho de Davi, o salvador que viria para trazer redenção, o próprio Deus encarnado.
Jesus ao ver a fé de Batimeu declarou: “Vai, a tua fé te salvou”. A cura que Jesus operou foi muito além da física. Ele propiciou salvação a Bartimeu que pela fé creu em Jesus. Bartimeu voltou a ver, mas agora enxergava também espiritualmente.
Conclusão
Ao clamor sincero Deus busca, ouve e salva. Aquele que é transformado pelo poder salvífico de Jesus que morreu na cruz do calvário e ressuscitou deseja sempre estar perto de seu Salvador. “E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho”.
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário