domingo, 9 de outubro de 2011

Momento Decisivo!

Momento Decisivo! – Lucas 15:11-32.

“E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho” – Lucas 15:20-21

            A Bíblia é um livro riquíssimo de ensinamentos e princípios, valores que são eternos. Nessa porção bíblica nos deparamos com um momento decisivo. Encontramos um pródigo que tem muito a nos instruir. O que seria um pródigo? O pródigo é aquele que desperdiça seus bens e vive dissolutamente (Lucas 15:13-14).
            A parábola do filho pródigo nos mostra alguém muito parecido com nós mesmos. Esse jovem saiu gastando tudo, depositando as suas expectativas nos prazeres do mundo.
Em dado momento, logo quando as consequências dos seus atos são notórias (...“E, tornando em si...” – Lucas 15:17), o pródigo experimenta um estado de reflexão.
Ele passa a considerar o seu passado e coloca na balança os seus caminhos, pondera a sua condição e olha sinceramente para o futuro, observando a ruína e o abismo em que rumava a sua vida.
            Então, o que fazer?
           1. O Jovem Pródigo Agiu – Houve Ação – Lucas 15:20 - “E, levantando-se, foi para seu pai...”.
            O jovem pródigo em seu estado reflexivo lamentava ter abandonado a casa de seu pai, o esbanjamento em que viveu nos últimos dias, o desenfreio em deleites desta vida com prazeres vãos, a sua própria desgraça de rico herdeiro de seu pai a cuidador de porcos.
            Essa dor e lamúria que se fez a sua volta levou aquele jovem a uma resolução: “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai...” – Lucas 15:18. As resoluções são boas, mas elas sozinhas são fracas e estão muito perto do vale do esquecimento.
Se as resoluções não tornarem em ação, tornará então, sono sobre o leito de penas e o esquecimento que a condenação está próxima. Resoluto, mas no segundo seguinte: Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado” – Provérbios 6:10-11.
O texto bíblico declara que resoluto, sim, mas logo o filho pródigo agiu: “E levantando-se”. Ele levantou empenhando todas as suas energias e não poupou esforços até regressar ao seu pai.
Muitos neste momento estão resolutos, decididos a voltar ao Pai celestial, o Senhor Deus. Que a resolução ou a decisão torne em ação prática porque basta que o ar falte, que seu sangue se detenha e será tarde demais. Quando se entregarás para uma ação real? Durante quanto tempo se susterá nas garras da condenação do inferno?
Se o filho pródigo tivesse ficado parado por causa do desespero ou pavor da sombria dor teria perecido longe da casa paterna. Porém, ele foi sábio, sacudiu a sonolência e com resolução seguiu a ação “E levantando-se, foi para seu pai”.
Então, o que fazer?
2. O Jovem Pródigo Arrependeu-se – Houve arrependimento – Lucas 15:21 – “Pai, pequei contra o céu e perante ti”.
O filho pródigo teve imediata ação. Não demores! A demora pode custar a vida eterna. O texto declara: “E levantando-se, foi para seu pai”. De nada adiantaria levantar se não tivesse ido ao encontro do pai.
Várias opções poderiam ter dominado o pródigo, talvez buscar um outro patrão, reivindicar um aumento ou simplesmente entregar-se à sorte por orgulho confiando nos próprios méritos e obras. Mas o pródigo conhecia a melhor opção: “foi para seu pai”.
O pródigo não cumpriu nenhuma cerimônia antes, ele levantou-se e foi imediatamente ao seu pai. Mas o que dizer ao pai? O pródigo simplesmente disse: “Pai, pequei contra o céu e perante ti”. Não houve tempo para discursos, desculpas ou lamentações. O pródigo agiu consciente do que dizer ao seu pai ainda quando estava apenas resoluto: “Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: “Pai, pequei contra o céu e perante ti” – Lucas 15:18.
Assim como o pródigo vá diretamente à Deus através de Jesus Cristo, o único mediador e o único caminho. Confesse seu pecado e clame: “Pai, eu pequei. Perdoa-me, por seu filho Jesus”. Aí está a tua real esperança, aproxime-se de seu Pai. Vá a Deus por si mesmo! Vá do modo como está, sem mérito, sem obras! Confia em Jesus e teu pecado lhe será perdoado.
O jovem pródigo foi para seu pai com arrependimento real e sincero e disse: “Pai, pequei contra o céu e perante ti”. Apressa-te e vá ao Pai celestial em contato real, vivo e sincero, reconheça que há um Deus que se pode conversar, através de Jesus Cristo. “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” – João 6:37.
O filho pródigo em outros dias exigiu sua herança e agora está disposto a ser tratado ao nível de empregado de seu pai. Ele renunciou a justiça própria e disse: “Pequei”. Renunciou os seus supostos direitos e reivindicações.
Amado, acabe com o orgulho, com a justiça própria e apele para a misericórdia e graça do Senhor Jesus. Quer encontrar pronto alívio, se lance ao pé da cruz onde Deus o recebe de braços abertos.
Então, o que fazer?
3. O Jovem Pródigo Repousou – Houve repouso nos braços do pai – Lucas 15:20 - “E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou”.
O filho pródigo agiu e arrependeu-se pela fé crendo na disposição do pai em perdoar. O pai estava à espera do seu filho e ao vê-lo moveu-se de íntima compaixão e correndo lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
O filho pródigo sabia da disposição de seu em perdoá-lo e abençoá-lo e desde já admitia que como servo de seu pai seria algo bom. Contentava-se em obter um lugar mais baixo e estar sob a sombra de um protetor tão bom.
Deves crer que Deus é misericordioso, pois Ele o é! Creia em Jesus Cristo e a sua misericórdia e graça te alcançará, o sangue de Jesus te tornará limpo e restaurado. Corra para os braços de Deus.
O orgulho do filho pródigo se foi e agora habita no contentamento do amor de seu pai. Houve festa, banquete, alegria e contentamento real com a restauração do filho pródigo. Corra para os braços de Deus por meio de Jesus Cristo. Arrependa-se e haverá festa no céu por mais um remido entrar no céu.
Conclusão.
Reflitam, considerem seus caminhos, ponderem sua condição e olhem sinceramente para o futuro. Se forem sábios agarrem-se em Jesus Cristo.
Quanto tempo irão esperar? Não digam: “Pensarei sobre isso”. Não pensem, façam!   
Pr. Renato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário