sábado, 1 de outubro de 2011

A Batalha Espiritual

A Batalha Espiritual
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” – Efésios 6:11.
A Armadura é algo especial para um bom soldado. Ela é usada para proteger aquele que a usa. Mas a armadura da qual o texto bíblico relata não é qualquer armadura. Essa armadura é especial porque ela é espiritual e provém do próprio Deus. O crente em Cristo Jesus precisa dela porque está em constante batalha espiritual. 
Estamos envolvidos como servos e bons soldados de Cristo em uma batalha e é importante revestir-nos com toda a Armadura de Deus. Não basta apenas uma peça dessa armadura, precisamos usá-la de forma completa e plena como nos orienta a Palavra de Deus. 
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. – Efésios 6:13-18.
Além de paramentado com a verdade e cingindo os lombos com a couraça da justiça, calçados os pés com o Evangelho da Paz, tomando o capacete da Salvação e a Espada do Espírito que é a Palavra de Deus, o texto bíblico apresenta ainda fatos importantes que um bom soldado precisa saber. 
O que é necessário saber em uma batalha?
1. Quem é o seu inimigo – Efésios 6:11-12.
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. Efésios 6:11-12.
Nesta porção bíblica nos é declarado de forma explícita quem é o nosso inimigo. O diabo é inimigo de Deus e de todos os que amam a Deus. É importante saber quem é o nosso inimigo e contra quem estamos batalhando. Precisamos saber as armas que o inimigo usa para nos atingir nesta batalha.
O diabo, nosso inimigo é principado e príncipe das trevas, portanto autoridade das trevas, é potestade tendo poder nas trevas, usa de astúcia e maldade. Entretanto, a Bíblia declara que ele já foi vencido na cruz do calvário por Jesus Cristo e devemos nos revestir com a Armadura de Deus que o venceu na obra da cruz e ressurreição do Rei e Senhor Jesus.
Em 1ª Pedro 5:8 declara que o diabo é nosso adversário e que anda em derredor buscando a quem possa tragar. Satanás nos tenta, arma ciladas, quer nos desviar dos caminhos do Senhor. Quer cumprir seu papel de roubar, matar e destruir. Ele é o grande pai da mentira.
Sabendo quem é o nosso inimigo e as armas que usa, somos exortados pela Palavra de Deus a vigiar. Sim, vigiar para estarmos firmes, para não cairmos na tentação.
José do Egito é um grande exemplo de homem vigilante. Quando a mulher do capitão de faraó tentou seduzi-lo, ele fugiu. Assim como José sejamos vigilantes para não cairmos em tentação, protegidos pela Armadura de Deus.
O que é necessário saber em uma batalha?
2. Quem é o seu comandante – Efésios 6:10-11.
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. Efésios 6:10-11.
O nosso comandante é o Senhor. Como bom soldado devemos obedecê-lo e servi-lo. É o Senhor que nos fortalece e n’Ele obtemos força para os momentos bons e alegres, mas também nos tempos ruins, tristes e difíceis. A Batalha é vitoriosa somente para os que depositam a confiança na força e no poder do Senhor. Não há força alguma em nós, mas na força e poder de Deus teremos consolo, ajuda e força.
O Senhor como bom comandante nos preparou uma armadura para que pudéssemos estar firmes no dia mau. Devemos nos apoderar e nos revestir da armadura de Deus. O Senhor Deus conhece a nossa fraqueza e que somos pó. O Senhor Deus conhece o inimigo e o venceu na cruz do calvário com a obra de Jesus Cristo. Deus sabe também que o inimigo Satanás tentará destruir os soldados do Senhor. Satanás astutamente tentará nos derrubar e vencer. Portanto, “revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.
Nosso comandante, o Senhor, é todo poderoso, que só faz maravilhas, que pode e deseja salvar todas as pessoas. É no Senhor que encontramos força e devemos ficar firmes n’Ele. O Senhor é comandante bondoso, misericordioso para conosco e o único que tem todo o poder.
Devemos agradecer por sermos comandados pelo Senhor Deus que é poderoso, que cuida de nós e nos ajuda.
O que é necessário saber em uma batalha?
3. Qual é a sua missão – Efésios 6:19-20.
“E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar”. Efésios 6:19-20.
Nós somos embaixadores, ou seja, representantes do próprio Deus. O embaixador representa sua pátria em terra alheia. O embaixador trabalha pelo interesse de seu país.
Em Hebreus encontramos no capítulo onze os heróis da fé. Foram bons embaixadores como está escrito: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.” (Hebreus 11:13-14).
Como soldados e representantes da pátria celestial, temos a nobre missão de proclamar o Evangelho. O texto bíblico claramente diz que devemos fazer notório o Evangelho a todas as pessoas cumprindo assim a missão, o dever: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. (Marcos 16:15).
Homens como Paulo pregaram ousadamente o Evangelho às pessoas, mesmo com grandes perseguições. Paulo ainda preso continuava a pregar o Evangelho às pessoas. Pessoas vão rejeitar, não vão querer ouvir. Cabe a nós soldados do Senhor, orar para que outros tenham o coração quebrantado pelo Evangelho.
Devemos orar, conversar com o nosso comandante para que nos ajude a sempre estar firmes e que possamos pregar o Evangelho ousadamente. Devemos pedir-lhe força, pois é N’Ele e em sua armadura que a encontramos. Somos soldados com intimidade com o comandante e privilégio de podermos falar com Ele em oração.
Conclusão
Conhecendo o nosso inimigo, sendo comandados pelo Senhor, precisamos e devemos cumprir a nossa missão, o dever de pregar o Evangelho a todas as pessoas ousadamente. E também, agradecer o privilégio de poder falar com Deus em oração, levando a Ele as nossas ânsias e desejos.
Irmão Lucas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário